A hiperidrose, ou suor excessivo, é uma condição que afeta milhões de pacientes em todo o mundo.

Vai muito além do desconforto de sentir-se excessivamente molhado, com mau cheiro ou da preocupação com manchas nas roupas. A hiperidrose pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, afetando a autoestima, a vida social e até mesmo o desempenho profissional do paciente.

Segundo a SBD, cerca de 40% dos pacientes não buscam tratamento adequado.

Mais do que um “simples excesso de suor

Antes de abordarmos a ação da toxina botulínica, é interessante entender o que realmente significa a hiperidrose.

A sudorese é um processo fisiológico primordial para regular a temperatura corporal. No entanto, em pacientes com hiperidrose, as glândulas sudoríparas tornam-se hiperativas, ou seja: produzem muito mais suor do que o necessário para essa manutenção.

Podemos dividir a Hiperidrose em dois tipos:

Hiperidrose primária focal: geralmente se manifesta já na infância ou adolescência, acometendo as mãos, pés, axilas, couro cabeludo ou rosto. Afeta de 2% a 3% das pessoas.

Hiperidrose secundária generalizada: pode ser causada por efeito colateral advindo de medicamentos ou por alguma condição médica subjacente como tireoide e diabetes, e afeta todas as áreas do corpo. Geralmente se manifesta na fase adulta.

Nesse tipo, o paciente pode suar inclusive durante o sono.

O impacto da Hiperidrose na qualidade de vida

Os sintomas da hiperidrose variam em intensidade, indo desde uma leve umidade até gotejamento excessivo de suor. As consequências disso vão além da marca nas roupas, e podem afetar significativamente o paciente, como:

– O medo de ser notado pelo suor excessivo pode levar ao isolamento social, à evitação de situações de contato físico e à dificuldade em estabelecer relacionamentos.

– Causar impacto profissional, já que a hiperidrose pode dificultar o manuseio de objetos, o uso de equipamentos eletrônicos e até mesmo a interação com clientes e colegas de trabalho por medo ou vergonha.

– O excesso de umidade constante pode aumentar o risco de infecções fúngicas e bacterianas na pele.

– A sensação de não ter controle sobre o próprio corpo e a preocupação constante com o suor podem levar à baixa autoestima e à depressão.

A Toxina Botulínica: um tratamento revolucionário para a Hiperidrose

Durante muito tempo, os profissionais da área da saúde contavam com poucas alternativas eficazes para tratar a hiperidrose. Antitranspirantes mais potentes, medicamentos orais e até mesmo cirurgias apareciam como as principais soluções. No entanto, todas apresentavam limitações e efeitos colaterais importantes.


Quando a toxina botulínica se apresentou como uma possibilidade, descobrimos uma revolução no tratamento da hiperidrose.

Como a Toxina Botulínica atua contra o suor excessivo?

Nesse caso, a ação da toxina botulínica é bastante específica e eficaz. Quando a injetamos nas áreas afetadas pela hiperidrose, a substância age diretamente nas terminações nervosas que são responsáveis pelo estímulo das glândulas sudoríparas.

Dessa forma, ela impede que as glândulas sudoríparas produzam acima do necessário, reduzindo o suor drasticamente e proporcionando alívio aos pacientes.

Como é a aplicação da Toxina Botulínica?

A aplicação da toxina botulínica é relativamente simples e rápida, e é realizada no consultório mesmo. Para um tratamento seguro, passamos pelas seguintes etapas:

1. Avaliação da queixa, para que possamos entender a extensão da hiperidrose e quais serão as áres tratadas;
2. Marcamos as áreas em foco com uma caneta dermográfica;
3. Anestesiamos com uma pomada anestética tópica, para reduzir o desconforto durante as injeções;
4. Injetamos pequenas doses em diferentes pontos da área em foco.
5. Após as injeções, limpamos a área e o paciente está liberado para retornas às atividades normais.

Quanto tempo duram os efeitos?

A durabilidade dos resultados do tratamento da hiperidrose dependem diretamente do organismo do paciente, podendo variar de 5 a 7 meses. Após esse período, a produção de suor pode retornar gradualmente, e o paciente pode optar por realizar novas aplicações para manter os resultados.

Os efeitos da toxina botulínica podem ser percebidos cerca de 2 a 7 dias após a aplicação é possível experimentar uma redução notável do suor excessivo nas áreas tratadas.

Benefícios do tratamento da Hiperidrose com a Toxina Botulínica

Além de se mostrar altamente eficaz na redução do suor excessivo em diferentes regiões do corpo, a toxina botulínica no tratamento para hiperidrose apresenta uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente, que não só se sente melhor, como também se sente mais à vontade para estar presente em atividades sociais e mais autoconfiante na vida profissional.

Outras opções de tratamento para a Hiperidrose

Se a aplicação da toxina botulínica não for viável, seja por alergia à substância ou outro motivo, existem alternativas eficazes para o tratamento da hiperidrose, como:

Antitranspirantes: consideramos em casos de hiperidrose mais leve e especificamente na região axilar. Contém sais de alumínio que bloqueiam os ductos sudoríparos.

Iontoforese: trata-se de um tratamento que utiliza corrente elétrica para reduzir a produção de suor, sendo especialmente eficaz para as áreas das mãos e dos pés.

 

Medicamentos orais: Alguns medicamentos, como anticolinérgicos, podem reduzir a produção de suor em todo o corpo, mas podem causar efeitos colaterais.

Cirurgia: Em casos mais graves e avançados de hiperidrose axilar, a remoção das glândulas sudoríparas ou a simpatectomia (interrupção dos nervos que controlam a sudorese) podem ser consideradas.

Antes de intervir cirurgicamente, consideramos outra linha de tratamento e, caso seja ineficaz, a cirurgia se torna uma alternativa.

Segurança do Tratamento

É importante salientar que o tratamento com a toxina botulínica é seguro e eficaz. Porém, para garantir a sua segurança e conforto ao longo do procedimento, orientamos que você:

Escolha um profissional qualificado: busque por um dermatologista experiente e qualificado para realizar o tratamento com toxina botulínica, que saiba avaliar o caso individualmente, determinar a dose correta e aplicar as injeções de forma segura e eficaz.

Quanto aos possíveis efeitos colaterais, uma preocupação comum entre os pacientes, é importante saber que, assim como qualquer procedimento médico, a aplicação da toxina botulínica pode causar reações como dor no local da injeção, vermelhidão, inchaço ou fraqueza muscular temporária. No entanto, esses efeitos costumam ser leves e desaparecem espontaneamente em poucos dias.

Contraindicações: o tratamento com toxina botulínica não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com doenças neuromusculares ou alergia à toxina botulínica.

A Toxina Botulínica como aliada no combate à Hiperidrose

Sem dúvidas, toxina botulínica revolucionou a forma como tratamos a hiperidrose, possibilitando uma abordagem eficaz, menos invasiva e que devolve a qualidade de vida para tantas pessoas.

Se você sofre com o suor excessivo e busca uma forma de melhorar os seus dias, clique aqui e agende uma consulta conosco para avaliar se a toxina botúlinica é a opção ideal para o seu caso.

Lembre-se que você não precisa conviver com uma condição que te traz tanto desconforto. É possível tratar e de volta a confiança e o bem-estar que você merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *